Sobre a Fare

Por ser o desporto mais popular no mundo, o futebol pertence a todos e é de todos o direito de jogar, assistir e aproveitar cada momento que este proporciona sem restrições ou receios de se ser discriminado.

A Fare luta contra todos os tipos de discriminação, incluindo o racismo, nacionalismo de extrema-direita, o machismo, trans e homofobia e a discriminação contra pessoas com deficiência.

Quem é a Fare?

É na diversidade dos membros que constituem a Fare que esta encontra a sua maior força. A rede Fare é constituída por adeptos e claques, grupos minoritários, organizações de Direitos Humanos, clubes amadores e de base e activistas que, com a sua experiência e conhecimento contribuem para uma ação conjunta que quer fazer da discriminação no futebol uma coisa do passado.

A Fare é uma rede internacional composta por mais de 150 membros em 35 países Europeus diferentes. Muitos mais se juntam às diferentes actividades da Fare, campanhas e eventos, que decorrem ao longo do ano.

O trabalho da Fare

A Fare trabalha a todos os níveis do futebol para promover a inclusão de grupos marginalizados e discriminados.

É também seu objectivo promover a emancipação e empoderamento de grupos minoritários étnicos e apoiá-los na sua luta pela igualdade e inclusão social. A Fare trabalha com refugiados, candidatos de asilo e outras minorias, como a comunidade cigana.

Por outro lado, a Fare apoia adeptos e claques progressivas que fazem da luta contra a discriminação a sua bandeira e ajuda-os a desenvolver actividades contra o racismo, homofobia, entre outros tipos de discriminação.

A Fare tenta influenciar e envolver neste movimento decisores políticos, intervenientes-chave e órgãos administrativos por um futebol mais inclusivo.

As anuais semanas de acção Football People convergem intervenientes e entusiastas do futebol numa acção concertada contra a discriminação. Durante este período mais de 2 000 actividades são organizadas em 45 países, fazendo das semanas de acção a maior actividade contra a discriminação no futebol a nível mundial. Deste modo, a Fare convida a todos os interessados a juntarem-se a nós e a organizar actividades contra a discriminação no futebol.

Para promover uma mudança social positiva a Fare:

  • Desafia todos os tipos de discriminação a todos os níveis do futebol
  • Utiliza o futebol para combater a discriminação
  • Fomenta intercâmbios transnacionais e partilha de boas práticas, e facilita ligações entre grupos
  • Promove actividades de aquisição de capacidades e que promovam a emancipação de grupos marginalizados e discriminados
  • Dá voz àqueles que combatem a discriminação no futebol

A Fare utiliza também o seu conhecimento para aconselhar entidades e grupos em questões em torno da discriminação e inclusão social. A rede Fare multiplica-se numa ampla e diversa lista de actividades, tais como:

  • Organização de eventos internacionais, conferências, discussões e mesas redondas
  • Elaboração de guias de boas práticas e materiais educativos
  • Organização de campanhas internacionais e pan-Europeias, incluindo as semanas de acção Football People
  • Organização de actividades a favor da inclusão social em eventos e competições internacionais de futebol
  • Monotorização de jogos e denuncia de incidentes discriminatórios

Junta-te à Fare!

A Fare dá as boas-vindas a todos aqueles que queiram contribuir para um futebol inclusivo, independentemente da origem e contexto social de cada um. A Fare está também interessada em saber mais sobre as tuas ideais e contribuições para esta mudança positiva.

Fala connosco! Se te interessa saber mais sobre a Fare, se precisas de ajuda ou apoio, se planeias organizar actividades contra a discriminação, ou se procuras oportunidades para conhecer outros grupos e partilhar ideas, contacta-nos.

Podes fazê-lo através do nosso email info@farenet.org

Facebook 

Twitter 

e Instagram 

Report incident